Safadezas Aéreas e Dicas para Comprar a Passagem para ir Estudar no Exterior

Oi,
Antes de mais nada, não, não sou um expert nesse assunto, mas muito do que vou colocar aqui tive que aprender sozinho, talvez você também precise dessas informações, então, lá vai…

As Safadezas

Não é novidade para ninguém que muitas empresas aéreas tiram lucro do descuido de seus passageiros, é importante estar ligado nisso, então seguem aí algumas situações que você deve cuidar já na hora que for comprar a passagem.

Taxas: Para ganhar boas colocações em sites que não mostram o valor total, algumas empresas chamam qualquer coisa de taxa, combustível, uso da escada para subir no avião etc. Por isso é importante verificar quando o valor que está sendo mostrado e o site que você está buscando mostram os valores totais, ao invés de só o valor sem taxas. Em uma viagem para a Europa por exemplo, só as taxas de embarque e segurança variam bastante de empresa para empresa e facilmente ultrapassam os R$ 500.

Conexão Impossível: 

 

Untitled-1

 

O preço é bom, a data é ótima, mas tem uma conexãozinha aí no meio que não é no mesmo aeroporto. Esse exemplo da imagem pode até parecer fácil, mas acredite, tem site de busca que vai te propor uma conexão de duas horas nesses aeroportos sendo que você precisará (1) passar pela imigração, (2) Recolher sua bagagem (3) descobrir onde pegar o shuttle, (4) ir até o outro aeroporto, (5) fazer chek-in e depositar a bagagem e finalmente (6) encontrar o portão de embarque. E não, a maioria das empresas não inclui o transfer de aeroporto no ticket, então coloque aí algumas estalecas para esse processo. Se você perder o segundo avião e não tiver uma boa justificativa, está sujeito a pagar no-show ou comprar outra passagem.

Muito tempo de espera: O que custa esperar umas 20 horas a mais entre os vôos para pegar uma passagem mais barata? Se você não comer nada, não quiser usar a Internet, não quiser um lugar seguro para dormir, vá em frente, não custa nada. Mas lembre-se de levar essas coisas em consideração, “mas eu como um sanduíche”, lembre-se que será preço de aeroporto.

Chegada pela Madrugada: Recentemente busquei uma passagem para Veneza, parecia o lugar mais próximo de Trento onde vou estudar. De fato era o mais perto, mas a chegada ocorria às 23 horas, o que impossibilitaria pegar um trem para Trento, então teria que achar um hostel em Veneza. Prefiro não comentar os preços de hostel em Veneza.

O que recomendo? Se a hospedagem varia conforme o horário ou local de chegada, deve ser calculada junto com o valor do voo.

Vou antes da residência ficar livre, o bilhete está barato… Calma calma cara, cê vai ter tempo pra aproveitar a vida nova, da mesma forma que a chegada na madrugada, leve em consideração se você chegar antes, quanto terá que gastar a mais até o dia que começa os estudos ou até a mudança para o local definitivo.

giphyPassagem de estudante: Nunca comprei passagem de estudante. cogitei, mas as empresas são tão lentas para processar as passagens que quando foram reservar, o lugar já tinha sido vendido. O que posso garantir é que há sim valores melhores, mas é importante prestar atenção nos requisitos da passagem, talvez você não esteja por exemplo indo para um trabalho voluntário.

Além disso, pesquise no site da empresa se há vantagens (taxas de remarcação melhores etc.) e veja o preço direto na companhia aérea. São cobradas taxas para reserva, se o preço for o mesmo, se não tiver diferenciais no bilhete de estudante, talvez seja mais vantajoso comprar direto com a companhia aérea.

Muitas vezes as pessoas dessas empresas são muito legais e acabam fazendo o trabalho de agência mesmo, buscando os melhores preços para você, aí vale seu reconhecimento.

Conexão em Outros Países: Talvez a American Airways ofereça uma bela promoção para você, pelo menos assim estava para mim, mas com conexão em New York, e enquanto a Dilma e o Obama não se acertam nos acordos diplomáticos lá, se você não tiver visto americano, precisará retirar um visto de trânsito, que custa dinheiro e tempo. Sim, mesmo que você vá pular de um avião para o outro, está em solo americano terá que passar pelo controle de fronteira. O mesmo procedimento é requerido para o Egito por exemplo.

Remarcações e cia: Você é estudante certo? Se assim for, planeje-se e defina uma data certa para não correr o risco de pagar essas taxas de remarcação e cia que são MUITO abusivas.

Ida e Volta ou só Ida: Ida e volta costumam ter o preço mais barato que apenas a ida, além de ser uma exigência de muitos países. O melhor período de diferença entre as passagens costuma ser de dois a três meses, então, mesmo que você não precise de passagem de volta, tente pesquisar com ida e volta em um interstício de 60 ou 90 dias.

Validade da passagem: As passagens são válidas até um ano a contar da data da compra, então não espere poder remarcar aquela passagem ano que vem, se você não cumprir esse requisito. Muita gente acha que esse período se refere à data de ida.

 

Pesquisa

Temos vários sites para pesquisa, quais são os recomendados? Todos! Pesquisar não custa e é divertido

 

typing1 – SkyScanner (http://www.skyscanner.com.br/): Esse é um dos sites de busca mais populares do mundo, além das empresas aéreas, ele busca também nas agências e permite fazer buscas abertas, facilitando encontrar “qualquer cidade em…” ou “O dia mais barato em…”. O mais legal desse site é que você pode se cadastrar para receber alertas de e-mail todos os dias. O site envia diariamente um resumo com todos os vôos que você está pesquisando e é muito bem organizado. Ajuda bastante na hora de ficar de olho nas passagens. Quando você cansar do alerta, é só ir cancelando.

2 – Decolar.com (http://www.decolar.com/) além da propaganda com jingle chato, a Decolar.com também oferece busca de voos, na verdade, eles oferecem um site de venda de passagens, mas você provavelmente usará só para pesquisar mesmo. Os preços, são apresentados apenas o valor da passagem SEM AS TAXAS, o que pesquisando vai parecer bom e barato e na tela de pagamento traz uma surpresa.

3 – Google Flights (https://www.google.com/flights/), é incrível como o Google googleou bem esse site, tudo que eu sempre pensava “mas porque esse site não mostra…”, o Google foi lá e fez. Você pode pesquisar pelo mapa, poderá viajar para uma cidade próxima com um preço mais em conta. Ele ainda traz um calendário com o menor valor de cada dia (com taxas Ok Decolar.com?), e a navegação no site é muito legal. Além de, trazer informações que ajudam muito na hora de decidir, por exemplo, se o avião possui lugar pra carregar o celular.

4 – CI e STB As agências de viagem como a CI (www.ci.com.br/fazer-uma-viagem/passagens-aereas) e a STB (https://www.stb.com.br/) oferecem tarifas especiais para estudantes, você pode comprar online ou nas lojas físicas. Quando o período entre a ida e a volta são superiores a 90 dias, essas passagens costumam valer a pena.

5- Site das Empresas Aéreas Mesmo com todos os métodos de busca, ainda vale a pena dar uma pesquisadinha diária nas passagens das empresas aéreas, muitas vezes há promoções exclusivas e sem as taxas dos sites de agência.

6- Agências físicas: Tá de bobeira no shopping? Não custa dar uma passada, muitas vezes as agências físicas tem ótimos preços e talvez o agente te dê algumas dicas. Além do mais, o pagamento é muito mais fácil se você por exemplo, não tiver cartão de crédito.

Agência ou direto na companhia?

Você pode achar besteira comprar por agências, todavia, as agências tem preços que são acordados, por exemplo, a empresa pode ter um voo super barato saindo do Rio de Janeiro mas para quem vai de Florianópolis, as passagens do site da empresa passam todas por São Paulo, enquanto as agências podem vender essas passagens passando pelo Rio. Apenas uma busca pode resolver esse seu problema, nunca esqueça de pensar nas possibilidade de remarcação e cancelamento, leve essas diferenças em consideração.

Preço é quase igual, como decidir?

Busque os reviews na Internet, dê preferência aos que são feitos por brasileiros, e é claro, de uma passadinha no Reclame Aqui e veja como a empresa se comporta com seus clientes insatisfeitos, ninguém está livre de falhas ou desentendimentos.

Quando pesquisar? 

Eu vi muitas dicas na Internet dizendo pra buscar x tempo antes, terça-feira ao meio dia e por aí vai… Particularmente, acho que a partir do momento que você pode comprar, ou até antes, deve começar a pesquisar. Apareceu um preço realmente bom? Pega.

 

Então acho que é isso, pelo menos é o que lembrei, espero que ajude alguém,

Vlw flw

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s