Burocriacia Burocrática, Vida de Desagenciado e Conquistas

Engraçado como as conquistas e os resultados pipocam nas timelines da vida mas pouco se fala do quanto as conquistas podem ser difíceis.

Pois bem, saindo agora de uma tentativa frustrada de conseguir um carimbo, resolvi descrever um pouco como é a vida de quem tenta ir estudar no exterior sem algum órgão para ajudar os processos burocráticos.

Você provavelmente conhece alguém que estudou no exterior pelo Ciência sem Fronteiras (se não conhece, prazer ;)), ou que fez curso de inglês por uma agência, ou ainda, que foi por acordo bilateral.

hommerEstudar no Exterior, sem uma agência de fomento, sem um conhecedor do processo ou um acordo bilateral é uma aventura eu diria, corriqueira. É como se você entrasse num corredor onde deve visitar todas as portas, e ai descobre que as portas dão pra outros corredores que por sua vez possuem outras portas para outros corredores. Complexo? Então.

a1d326512de943a11ebfaf44dee9e8daHá alguns dias descobri que para matrícula precisava de uma tal de pré matrícula, que precisa de uma serie de documentos, dentre eles o histórico escolar do Ensino Médio, que deve estar traduzido para italiano por um tradutor juramentado, com firma reconhecida da diretora da escola, e carimbo da Secretaria de Educação do Estado que por sua vez, não é apenas um carimbo, mas um procedimento que você precisa fazer lá na Secretaria (no meu caso em Florianópolis). E sim, estamos falando de apenas um documento dentre vários.

Enfim, não larguei a ideia de documentar tudo, apenas ainda estou garimpando a próxima etapa.  Ser o primeiro é legal mas tem suas dificuldades hehehe

O que posso dizer sobre tudo isso é que se isso não for deveras importante para você, recomendo nem iniciar o processo. Se isso for importante para você, não esqueça que para ter algo extraordinário você vai precisar de esforços extra-ordinários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s