Motivation Letter Mestrado EIT ICT Labs

oi,

Hoje vou escrever sobre a temida Carta de Motivação, que não é temida por acaso, é o documento e etapa que mais vai tomar tempo do candidato e é também o documento mais importante na hora da seleção.

A melhor forma de você escrever é seguindo as guidelines que expressam muito bem o que se busca no perfil do candidato.

Vou replicar as guidelines aqui com algumas dicas…

CABEÇALHO

Você do futuro, cabe uma revisada nessa parte, se você estiver em 2015, esse deve servir.

EIT ICT Labs Master Schools Admission Department
Master School Office – KTH Stockholm
Isafjordsgatan, 26 – 164 40 Kista, Stockholm – Sweden

MOTIVAÇÃO

bobIntrodução:  Aqui você irá descrever sua motivação e resumir o porque deve ser selecionado para o programa, é indicado iniciar explicando o propósito da carta (with this letter I would hereby…), dizendo o programa que está se candidatando e as Universidades. Seja simples, esse parágrafo deve ser unicamente INFORMATIVO.

Excelência acadêmica e profissional, aqui você irá descrever o que prova que você é bom academicamente e o que prova que você será bom para o programa.

Sua ideia empreendedora, aqui você descreverá como surgiu a ideia, mostra que é inovadora e empreendedora e explica como pretende conectar essa ideia com o decorrer do mestrado. Não dê muitos detalhes sobre isso pois afinal eles serão mostrados nas páginas seguintes.

Mobilidade e finalização: Aqui você pode falar sobre suas experiências em mobilidade acadêmica (caso tenha) e descrever porque escolheu determinadas universidades, porque acha que será importante seguir esse caminho etc. Aqui é a hora que você fecha com chave de ouro dizendo o quanto admira a oportunidade e as Universidades.

Vamos às dicas gerais sobre essa parte:

-Sobretudo, nunca esqueça de demonstrar empreendedorismo e inovação, 

-Como já será enviado um currículo junto à inscrição, é recomendado que você não perca linhas descrevendo o que já está no currículo, aproveite para complementar sem r você deverá descrever toda sua motivação em apenas uma página, use-a com sabedoria.

Os títulos que coloquei são os que estão nas guidelines, recomendo dispensá-los uma vez que você pode discorrer sobre o assunto e criar conexões entre eles normalmente aproveitando melhor o espaço.

O PROJETO

hommerO projeto deve estar alinhado com o seu programa de estudos, por duas páginas você terá a chance de descrever porque ele é interessante, o que há de inovador e como pretende aplicar.

Aqui você deverá descrever

Motivações , o que te motiva, de onde surgiu a ideia e porque você acha interessante.

A ideia empreendedora: Explique do que se trata, o que se espera de resultado, as características.

Inovação: O que há de inovador, porque se diferencia do que já temos no mercado, que parcela da população iria se interessar etc.

Experiências e resultados: Caso você já tenha implementado algo, explique a que ponto encontra-se seu estudo, como foram os testes até o momento, o que está pronto etc.

Plano de negócios: Apresente um planejamento de negócios, bem resumido, não esqueça de apontar riscos e alternativas, mostre que é uma ideia consistente e aplicável.Busque apresentar como você se financiará, fale sobre possíveis parcerias, publico alvo etc.  Aqui você deve deixar claro que não está fazendo utopia, mas sim, trabalhando com um projeto real.

Áreas de desenvolvimento Mostre quais são suas expectativas para desenvolvimento futuro, onde você pode crescer, como expandir, que áreas ainda podem ser exploradas etc.

Dicas gerais

-Não fale muito sobre pouco, você só tem uma folha para a carta e duas para o projeto.

-Utilize o Corpus Coca para resolver suas dúvidas de gramática

FsXja4E-Antes do projeto, seja um stalker  do EIT, sem dó, busque as tendências, quais foram as summer schools do ano passado, o que estão procurando inovar. Os avaliadores estarão ligados nesses assuntos, se você propôr algo realmente bom suas chances serão obviamente maiores.

-Converse sobre o assunto com seus amigos e colegas, muitas vezes numa conversa informal surgem ideias brilhantes e alguns problemas que você não vê seus colegas poderão indicar.

-Comece antes, não deixe pra ultima hora, especialmente quando você teve a ideia e ficou animado com ela, não perca tempo, pare tudo que está fazendo e escreva-a antes que ela fuja.

-Vai mandar nas primeiras semanas de janeiro? Não esqueça que no natal e ano novo nada funciona, nem você, então deixe tudo redondinho antes, e isso vale também para os demais documentos.

-Utilize a psicologia ao seu favor, ninguém gosta de ler um texto falando “eu sou o bom, eu sou o bom e eu sou o bom”, tente mostrar suas capacidades de forma não arrogante.

79a-Like a lord, but not that much, esse foi sem dúvidas o documento mais formal que eu já escrevi em inglês, é um documento formal, vale milhares de euros, é sua oportunidade. Todavia, utilizar o pouco espaço com perfumarias formais pode não ser uma boa ideia. Simples, sucinto, direto e formal, faz parte do desafio =).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s