Processo de Seleção para Mestrado do EIT ICT Labs

Essa é a dúvida que mais me tirou noites de sono, o processo todos sabem, se não souber me chama que eu arrocho com você o site de informações sobre o mestrado é bastante claro e objetivo. Vou tentar explicar como funcionou o processo para mim (peguem a pipoca Senhoras e Senhores), e explicar alguns dos cuidados que tive durante o processo.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

thisisgoodSão abertos dois períodos de inscrições um para as vagas regulares e um segundo para as vagas remanescentes, irei focar nas vagas regulares, que são as mais interessantes para quem é cidadão não europeu e pretende concorrer a uma bolsa de estudos.

As inscrições do primeiro período são divididas em duas etapas, sendo que em 2015 as submissões da primeira etapa encerraram dia 15 de janeiro e da segunda etapa em 27 de fevereiro. Iniciei a coleta de documentos em outubro para ter tudo pronto em janeiro sem stress com natal, férias e etc. Enviei no dia 15 de janeiro, o resultado sairia em um tal de early march. Alguns problemas administrativos ocorreram (sou sortudão mermo rapaz), recebi a oficialização do aceite em 19 de março e a nomeação para bolsa de estudos apenas no dia 1 de abril. (e não foi piada, espero)

Vale notar que o processo do primeiro período é organizado pelo main office da Master School, as demais universidades podem ajudar bastante com informações mas não lidarão diretamente com o seu processo.

 

ESCOLHA DO PROGRAMA

dontknowA escolha dos programas é um ponto crucial do processo, aqui você pode fazer algo muito certo ou muito errado. Lembre-se que você deverá escrever um projeto, que deverá estar alinhado com o programa de estudos que você escolher.

Portanto, tire seu tempo e vá para a página dos programas e com muita calma escolha o que melhor se encaixa com seu projeto. Para o documento de proficiência você precisa ter essa decisão concluída. Ainda, é oferecido um track-finder onde você pode relacionar as Universidades e os estudos sem dificuldade.

A documentação do site é bastante completa.

 

DOCUMENTOS

Minha gente, aqui é que a porca torce o rabo. Tentarei detalhar os documentos e as instruções que segui.

Diploma: Já falei para vocês que estou fazendo o TCC? Então, fui até a secretaria acadêmica e solicitei uma declaração de que haveria uma possibilidade de eu me formar no primeiro semestre de 2015. Se minha Universidade oferece esse documento em inglês? Não, então traduzi e para minha felicidade a Secretária acadêmica topou assinar a versão em inglês. Cada Universidade tem seu procedimento nesses casos, uma passadinha no órgão responsável antes de seguir com a inscrição pode antecipar algumas dificuldades.

Para a matrícula já estou me preparando psicológica e financeiramente para solicitar uma tradução juramentada.

Histórico escolar na língua original e traduzido: Segui o mesmo procedimento do diploma, sendo que esse era assinado por pessoas diferentes. Se sua Universidade oferecer esses documentos em inglês, acredite em mim, você é uma pessoa de muita sorte.

Prova de proficiência: Cada Universidade participante do EIT apresenta um procedimento diferente e exigências diferentes, 6.5 de IELTS ou 92 no TOEFL resolvem qualquer problema. Com um pouco de sorte, as Universidades que vão te recepcionar podem ter exceções, e você pode economizar um dinheiro nos testes. Para ver as exceções é necessário saber quais Universidades você vai escolher, feito isso, basta entrar aqui  e rolar até o fim da página onde estão as exceções.

Fui uma das pessoas de sorte, tinha 42 ECTs de aulas cursadas no idioma inglês e isso estava claramente descrito no meu histórico, as Universidades que escolhi (ELTE e UNITN) aceitavam isso como prova de proficiência.

Curriculum Vitae: Até nos cursos de inglês os Professores nos ensinam a fazer um CV como sendo um documento simples, de no máximo uma página, extremamente resumido. Bom esse documento que os professores de inglês ensinam não é o CV mas sim um resume. O CV solicitado pelo EIT, é um documento completo, com toda sua carreira profissional e acadêmica detalhada. Há muitos bons modelos para você se basear na Internet, as regras de não colocar o inútil continuam, todavia, não se limite à uma folha.

Passaporte: Elementar jovem, neste momento você já deverá ter esse famoso documento pronto.

Documento que explique como funciona o GPA ou Ranking da Universidade: Esse é opcional, como minha Universidade apenas apresenta isso no Estatuto e de forma bem complexa, acabei optando por “deixar quieto” isso.

Duas Cartas de Recomendação: Duas cartas, em inglês, bem escritas e bem fundamentadas vindas de pessoas que realmente tenham trabalhado com você e possam passar recomendações suas para o colegiado que avaliará sua inscrição. Aqui é a hora que você deve lembrar seu orientador daquele dia que ficou até tarde escrevendo artigo para entregar na semana seguinte.

Passe algumas instruções básicas para a pessoa, diga do que é o mestrado e o que eles procuram nos profissionais (inovação, empreendedorismo etc). Assim, fica mais fácil para a pessoa já descrever seu perfil. Ideal para essa carta é que ela seja escrita em papel timbrado da Universidade/Departamento/Empresa e que tenha o contato direto da pessoa que está assinando.

takingnoteATENÇÃO: No Brasil é muito comum que as cartas de recomendação sejam enviadas sem passar pelo candidato diferente o que acontece nesse processo. Você enviará as cartas, portanto, lembre-se de informar isso à pessoa que estiver escrevendo a carta para você. Meu orientador enviou por e-mail ao Admissions Office, isso tudo em período de férias. Por muita sorte, recebi a carta nos 45 do segundo tempo (dia 15 ao meio dia, sendo que as inscrições terminavam naquela tarde).

PROJETO e CARTA DE MOTIVAÇÃO: Essa é a parte mais trabalhosa e importante de todo o processo, são muitas as ponderações a serem feitas. Por esse motivo, vou deixar esse assunto para o próximo post. =)

 

ATUALIZAÇÃO 08/04 12:41

Alguns candidatos se reuniram e criaram um grupo no Facebook, há inclusive alguns veteranos para dar uma força por lá. https://www.facebook.com/groups/eit.ict

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s